Versão Oficial

Os pacotes a serem "baixados" possuem juntamente com os arquivos do compilador o programa de instalação que deverá ser executado. Todos os pacote possuem um arquivo denominado README que deve ser lido, pois nele estão as instruções de instalação e também contém as últimas notíciais.

A versão mais recente é a 3.0.2 e pode ser facilmente obtida em vários sites da comunidade Free Pascal ou então do site SourceForge.net, que oferece uma extensa base de dados com vários links para a obtenção dos arquivos nele disponibilizados.

Binários

Os arquivos binários são os arquivos que contém o compilador, o programa de instalação e as demais ferramentas que compõem o pacote. Este é o tipo de arquivo a ser "baixado" por todos aqueles que querem fazer uso do compilador.

Fontes

Os arquivos fontes são os arquivos que contém a listagem completa de todo o código fonte que forma o compilador Free Pascal. Este tipo de arquivo deve ser "baixado" por todos aqueles que se interessam por um nível de programação mais avançada ou que desejam estar contribuíndo para o desenvolvimento do Free Pascal. Caso seu desejo seja apenas usar o compilador para o desenvolvimento de programas pessoais ou profissionais não há necessidade de obter os arquivos fonte.

Documentação

O Free Pascal possui um extenso conjunto de detalhados manuais para seu uso, que são disponibilizados em diversos formatos (HTML, PDF, PostScript, DVI e Plain text). A documentação completa engloba os manuais: Guia do usuário (User's guide), Guia do programador (Programmer's guide), Guia de referência da linguagem Pascal (Pascal Language Reference guide), Manual de referência da biblioteca Run-Time (Run-Time Library reference manual) e Manual de referência do documentador de código Free Pascal (Free Pascal documentation tool manual).